Moçambique e Namíbia Reforçam Parceria com Foco na Diplomacia Económica

 



Moçambique e Namíbia Reforçam Parceria com Foco na Diplomacia Económica


 Os Presidentes de Moçambique, Daniel Chapo, e da Namíbia, Ndemupelila Netumbo Nandi-Ndaitwah, reafirmaram esta segunda-feira, em Maputo, o compromisso de intensificar a cooperação bilateral, com particular destaque para o sector económico.


A declaração foi feita após um encontro bilateral e conversações oficiais entre as delegações dos dois países, no âmbito da visita de trabalho da Presidente namibiana. Chapo saudou a presença da sua homóloga, sublinhando os laços históricos que unem Moçambique e Namíbia há mais de três décadas.


“Reconhecemos o povo irmão da Namíbia pelas excelentes relações ao longo dos 35 anos da sua independência e 50 anos da nossa, que celebraremos em Junho”, destacou o Chefe de Estado moçambicano.


Para além de reforçar os laços políticos, os dois líderes defenderam a urgência de uma nova fase de cooperação baseada na acção económica. Nesse sentido, foi anunciada a criação de uma comissão económica conjunta e a realização de um fórum de negócios Moçambique-Namíbia, com o objectivo de aproximar empresários e fomentar parcerias estratégicas.


Os sectores prioritários identificados para cooperação incluem recursos minerais, energias renováveis, agricultura, turismo, infra-estruturas, corredores de desenvolvimento e transportes.


Por sua vez, a Presidente Nandi-Ndaitwah classificou a visita como “histórica” e reafirmou o desejo de relançar a cooperação entre os dois povos. “Temos que vencer esta luta económica com unidade africana. A guerra agora é económica, e está a intensificar-se”, alertou.


A líder namibiana defendeu ainda uma industrialização baseada na energia e apelou à criação de cadeias de valor nos recursos minerais, considerando o sector privado como pilar do desenvolvimento.


Durante a visita, a Presidente namibiana visitará a Central Térmica de Ciclo Combinado, em Maputo, para conhecer os avanços de Moçambique na geração de energia a partir do gás natural. Chapo sublinhou que este é um exemplo de como os africanos podem transformar os seus próprios recursos em progresso.


Com esta visita, Moçambique e Namíbia abrem um novo capítulo nas suas relações, guiado pela visão de uma independência económica sustentável e partilhada.

Enviar um comentário

0 Comentários