NIASSA APRESENTA POTENCIALIDADES NA 60ª EDIÇÃO DA FACIM

 



NIASSA APRESENTA POTENCIALIDADES NA 60ª EDIÇÃO DA FACIM


A Governadora de Niassa, Elina Judite Massengele, destacou na 60ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), as diversas potencialidades económicas e turísticas da província, convidando investidores nacionais e estrangeiros a explorarem as oportunidades existentes.


Segundo a dirigente, Niassa é uma das províncias com maior diversidade de recursos, com forte vocação agrícola, turística, mineira e florestal. No turismo, sublinhou a reserva especial que ocupa 42 mil, dos 129 mil quilómetros quadrados da província, com a presença de quatro dos “Big Five”, e o magnetismo da orla do Lago Niassa que dispõe de unidades hoteleiras, com grande potencial para expansão.


No sector agrícola, a província expôs na FACIM variedades de feijão, tubérculos, batata-doce, milho, arroz e morango, o último, com elevado potencial de processamento. Massengele apontou, igualmente, a macadâmia e o café como culturas estratégicas, com exportação para a Europa, China e países vizinhos.


Segundo explica a governante, na área de minerais, Niassa dispõe de ouro, grafite, carvão e calcário, estando em funcionamento uma fábrica de cimento que usa matéria-prima local. Na pesca, destacou a captura de espécies únicas do Lago Niassa, como o chambo e o usipa.


“Queremos atrair parcerias para transformar localmente os nossos produtos, gerar emprego e aumentar a arrecadação de receitas. Niassa tem espaço e condições para receber mais investimento”, afirmou.

Enviar um comentário

0 Comentários