MOÇAMBIQUE E ÍNDIA REFORÇAM PARCERIA COMERCIAL À MARGEM DE CONFERÊNCIA ECONÓMICA
À margem da 30ª Conferência de Parcerias Económicas da Confederação Industrial da Índia, que decorre na cidade de Visakhapatnam, no Estado de Andhra Pradesh, o Secretário de Estado do Comércio de Moçambique, António Jorge do Rosário Grispos, manteve um encontro bilateral com o Ministro do Comércio e Indústria da Índia, Piyush Goyal, para avaliar o estágio atual das relações comerciais entre os dois países.
Durante o encontro, Piyush Goyal destacou positivamente o retorno da estabilidade no comércio de feijão-boer com Moçambique, sublinhando o papel essencial que esta leguminosa desempenha na alimentação da população indiana. Enalteceu ainda os esforços contínuos do Governo moçambicano para promover o comércio bilateral, garantindo que a Índia continuará a apoiar essas iniciativas.
Em resposta às preocupações levantadas pelo Secretário de Estado moçambicano, nomeadamente o controlo sobre a importação de certas commodities e o desvio de divisas através de mecanismos obscuros, o Ministro indiano comprometeu-se a colaborar estreitamente com as autoridades moçambicanas para mitigar esses desafios e fortalecer a transparência nas trocas comerciais.
No plano da cooperação económica, Goyal anunciou um pacote de apoio que inclui exportação de produtos básicos indianos a preços acessíveis para Moçambique, com base em acordos de tipo “Governo para Governo.
"Investimentos no setor farmacêutico, incluindo formação de técnicos de saúde moçambicanos, apoio ao sector agrícola, com foco na mecanização e aumento da eficiência produtiva.
O Ministro indiano concluiu reafirmando o interesse estratégico da Índia em fortalecer sua presença em Moçambique, com foco nos sectores de mineração, logística e gás natural liquefeito (LNG).


0 Comentários