MEC REAFIRMA COMPROMISSO DE CONTINUAR A VALORIZAR EXPRESSÕES IDENTITÁRIAS DO PAÍS

 


MEC REAFIRMA COMPROMISSO DE CONTINUAR A VALORIZAR EXPRESSÕES IDENTITÁRIAS DO PAÍS


A Ministra da Educação e Cultura, Samaria Tovela, que tambem marcou presença na abertura da VII edição do Festival Nacional da Cultura (FNC) garante que a instituição que dirige vai continuar a valorizar as expressões identitárias do país, reconhecendo nelas a chave para um futuro criativo e próspero.


Tovela diz que desde 1978, quando se realizou o I Festival Nacional de Dança Popular, o FNC tem sido ponte entre gerações e regiões, fortalecendo a cidadania, a reconciliação e a paz duradoura.


Para a dirigente a cultura moçambicana, expressa através de usos, costumes e tradições, da identidade moçambicana, o que revela-se mais do que memória colectiva, uma fonte de coesão, da paz e de união. 


"Este Festival ancora-se nos principais instrumentos de governação, nomeadamente, a Constituição da República de Moçambique, a Estratégia Nacional de Desenvolvimento 2025–2044, o Plano Quinquenal do Governo 2025–2029 e o PESOE 2025, que reconhecem a cultura como base de identidade, inclusão social e geração de renda".


O XII Festival Nacional da Cultura conta com cerca de 1.200 participantes de ambos os sexos, entre crianças, jovens e adultos, integrando grupos culturais, artistas e outros fazedores de artes e cultuara.

Enviar um comentário

0 Comentários