CHIQUINHO CONDE DISTINGUIDO COM TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA
A Universidade Púnguè (UniPúnguè) outorgou, no dia 28 de Outubro de 2025, o título de Doutor Honoris Causa em Ciências do Desporto ao selecionador nacional de futebol, Chiquinho Conde.
A distinção foi concedida em reconhecimento ao seu contributo significativo para o desenvolvimento do desporto moçambicano e pela projecção do país no cenário internacional.
A Magnífica Reitora da UniPúnguè, Emília Afonso Nhalevilo, destacou que a distinção representa o reconhecimento público do papel de Chiquinho Conde na promoção do desporto nacional, sendo uma inspiração para as novas gerações.
"Este reconhecimento é um tributo à sua carreira e ao seu impacto no desporto moçambicano", afirmou.
Chiquinho Conde é uma figura emblemática do futebol moçambicano, com uma carreira notável em clubes em Moçambique, Portugal e EUA.
Ele também foi o primeiro jogador moçambicano pós-independência a atuar no estrangeiro e participou em cinco edições do Campeonato Africano das Nações (CAN).
Como treinador, conduziu recentemente os Mambas à melhor campanha de sempre nas eliminatórias do Mundial.
Emocionado, o agora Doutor Honoris Causa dedicou a distinção "ao povo moçambicano e à família", reafirmando o compromisso de continuar a elevar o nome de Moçambique através do futebol. "Acredito em três pilares que me guiaram ao longo do meu percurso: ensinar o que se sabe, praticar o que se ensina e questionar sempre o que se ignora", afirmou Chiquinho Conde.
A distinção de Chiquinho Conde é um exemplo para as novas gerações de atletas e treinadores moçambicanos, mostrando que com dedicação e trabalho duro é possível alcançar grandes feitos no desporto

0 Comentários