MOÇAMBIQUE PRETENDE CAPACITAR JOVENS EM INDÚSTRIA EXTRATIVA COM APOIO DA EXXONMOBIL
O Governo de Moçambique assinou dois acordos com a multinacional norte-americana ExxonMobil para adquirir experiência em indústria extrativa e capacitar jovens moçambicanos para trabalhar na exploração de recursos minerais, como petróleo e gás natural.
A iniciativa visa consolidar parcerias e criar o Centro Tecnológico de Moçambique, uma instituição de formação de referência para o setor de petróleo e gás no país.
O Presidente da República, Daniel Chapo, destacou a importância da transferência de conhecimento para a capacitação de moçambicanos em projetos que impulsionem a industrialização e o sistema energético do país.
"É fundamental que Moçambique beneficie desta experiência e tecnologia, sobretudo para formar jovens moçambicanos capazes de liderar no futuro, a exploração e a gestão dos nossos recursos energéticos", afirmou o PR.
Com jovens formados na área o país poderá aumentar receitas fiscais, criar mais postos de trabalho e estimular o crescimento de pequenas e médias empresas que irão fornecer bens e serviços às multinacionais do setor.
A iniciativa visa, igualmente, promover o desenvolvimento sustentável do país, através da capacitação de jovens e da gestão responsável dos recursos naturais.
A parceria com a ExxonMobil é considerada estratégica para o desenvolvimento do setor de petróleo e gás em Moçambique.
A iniciativa demonstra o compromisso do Governo em promover a capacitação e o desenvolvimento dos recursos humanos no país.

0 Comentários